Ciências Biológicas - Licenciatura

Actualizado en 23/02/24 16:44

SOBRE O CURSO

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCBio) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG) teve início em 1971, quando foi implementado como Ciências Biológicas nas modalidades: bacharelado, médica (atual biomedicina) e licenciatura (posteriormente separado em 1977). Ao longo dos seus mais de 50 anos de existência, o curso passou por diversas transformações de natureza legal, sócio-histórica, técnico-científica, pedagógica e formativa, as quais culminaram no atual Projeto Pedagógico de Curso (PPC). É constante na história do curso o compromisso com a produção, sistematização e socialização de conhecimentos e saberes, formando professores(as) de Ciências e Biologia comprometidos(as) com o desenvolvimento da sociedade, a justiça social, os valores democráticos e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma formação humanística, profissional, crítica e reflexiva dos profissionais egressos.

A LCBio tem como objetivo formar professores e professoras de Ciências e Biologia críticos, competentes nos aspectos teórico-metodológicos relacionados aos conhecimentos biológicos e pedagógicos inerentes à sua formação, reflexivos e questionadores em relação à sua prática profissional e à realidade educacional brasileira, a fim de promover transformações nos diferentes contextos de atuação. 

É um curso presencial, localizado no Campus Samambaia, com oferta nos turnos integral e noturno e ingresso no primeiro semestre de cada ano. O reconhecimento do curso via Ministério da Educação foi dado a partir do decreto 83.795, de 30/07/79; e está registrado no sistema e-Mec com o código 14089.

Conheça um pouco sobre os turnos de oferta:

Curso ofertado no período Integral 

Carga horária: 3.476h 

Número de vagas: 40

Duração mínima do curso: 8 semestres 

Duração máxima do curso: 12 semestres 

Forma de ingresso: SiSU

 

Curso ofertado no período Noturno

Carga horária: 3.476h 

Número de vagas: 30 

Duração mínima do curso: 10 semestres 

Duração máxima do curso: 14 semestres 

Forma de ingresso: SiSU

 

EQUIPES DE COORDENAÇÃO E SECRETARIA DO CURSO

Atualmente, a equipe de Coordenação e Secretaria de Graduação da Licenciatura está localizada na sala 208 do Instituto de Ciências Biológicas IV (ICB IV), sendo composta pelos(as) seguintes servidores(as):

Coordenação do Curso*

Constituída por um(a) coordenador(a) e um(a) vice-coordenador(a) que, após a escolha da comunidade acadêmica em processo conduzido pelos(as) estudantes do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas (CACBio), são indicados(as) pelo Conselho Diretor do ICB para mandatos de dois anos, com a competência de planejar e acompanhar o desenvolvimento das atividades do curso.

- Coordenador: Prof. Dr. Michel Mendes. E-mail: michel.mendes@ufg.br 

- Vice-coordenadora: Profa. Dra. Cristina da Costa Krewer Mascioli. E-mail: criskrewer@ufg.br

* Portaria SEI n. 3585/2023 e Certidão de ATA do Conselho Diretor do ICB (Colegiado do Curso).

 

Secretaria de Graduação do Curso

Composta por servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) (TA) e técnicos(as) administrativos(as) em assuntos educacionais (TAAE) que fazem a gestão das atividades acadêmicas e cuidam dos registros acadêmicos dos(as) estudantes, para fins de acompanhamento dos processos associados à integralização curricular.

- Técnico Administrativo: Samerson Aurélio Ramos de Santana. E-mail: samersonicb@ufg.br 

- Técnica Administrativa: Sinara Antonia Ferreira Prado. E-mail: sinara.antonia@ufg.br 

- Técnico Administrativo: Edmilson Resende da Silva. E-mail: edmilsonsilva@ufg.br 

- Técnico em Assuntos Educacionais: Brunno André Ruela. E-mail: brunnoruela@ufg.br 

 

Está com alguma dúvida?

Entre em contato conosco pelos e-mails: coordenacbli.icb@ufg.br (Integral) ou coordenacbln.icb@ufg.br (Noturno)

 

OUTROS COLETIVOS DA GESTÃO DO CURSO

Núcleo Docente Estruturante - NDE* 

Formado por docentes de diversas áreas de conhecimento do curso, realiza reuniões periódicas para o contínuo aperfeiçoamento das ações pedagógicas que envolvem a formação dos(as) estudantes. O NDE envolve-se com os processos de consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso.

- Profa. Dra. Cristina da Costa Krewer Mascioli (Presidenta) - Departamento de Histologia, Embriologia e Biologia Celular (DHisto)

- Prof. Dr. Aristônio Magalhães Teles - Departamento de Botânica (DBOT)

- Prof. Dr. Edson José Benetti - Departamento de Morfologia (DMORF)

- Profa. Dra. Karina Simões - Departamento de Morfologia (DMORF)

- Prof. Dr. Marcos Vinicius Ferreira Vilela - Departamento de Educação em Ciências (DEC)

- Prof. Dr. Michel Mendes - Departamento de Educação em Ciências (DEC)

- Prof. Dr. Pedro Vale de Azevedo Brito - Departamento de Histologia, Embriologia e Biologia Celular (DHisto)

- Profa. Dra. Renata de Oliveira Dias - Departamento de Genética (DGen)

Portaria SEI n. 4968/2023

 

Coordenação de Estágio do Curso*

Constituída por um(a) coordenador(a) e um(a) vice-coordenador(a) indicados pelo Departamento de Educação em Ciências (DEC), responsáveis pelas disciplinas específicas da formação de professores do ICB, e aprovados pelo Conselho Diretor do ICB. Essa coordenação atua na organização pedagógica e administrativa dos processos de estágio curricular obrigatório e não-obrigatório no âmbito do curso.

- Prof. Dr. Marcos Vinícius Ferreira Vilela - Departamento de Educação em Ciências (DEC)

- Profa. Dra. Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar - Departamento de Educação em Ciências (DEC)

Contato: estagiolcbio.icb@gmail.com

* Portaria ICB n. 3681/2022

 

Centro Acadêmico de Ciências Biológicas - C.A.C. Bio

Formado por estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas do ICB, que possuem autonomia administrativa, financeira e disciplinar, com o intuito de representar os interesses e as demandas do corpo discente dos cursos. 

 

Colegiado do Curso - Conselho Diretor do ICB

Instância máximo deliberativa e de recurso da Unidade em matéria acadêmica, administrativa e financeira, constituído por ampla representativa. Todos os coletivos citados anteriormente e que fazem parte diretamente da gestão do curso possuem assento no Conselho e direito a participar das deliberações e votações.

 

NOTÍCIAS E OPORTUNIDADES DO CURSO

Acompanhe o que é notícia e as oportunidades em nosso curso! Acesse a subpágina.

 

INFORMES DO CURSO

Apresentamos, a seguir, diversos informativos que qualificam o trabalho desenvolvido no curso, acompanhe:

 

 

 

DOCUMENTOS DO CURSO

Aqui você encontra documentos importantes sobre a gestão do curso:

- Projeto Pedagógico de Curso (PPC): é nesse documento que você terá acesso à proposta formativa da LCBio e muitos outros detalhes. Aqui você encontra a matriz curricular, o fluxo das disciplinas, detalhes sobre os estágios curriculares e muito mais. 

- Ato Próprio Normativo (APN): aqui você encontra informações sobre o aproveitamento de disciplinas cursadas em outros cursos da UFG, tendo em vista à exigência de 400h de carga horária em atividades de Práticas como Componente Curricular (PCC).

- Normativa para Atividades Complementares (AC): essa normativa estabelece os critérios para a validação das 200h de Atividades Complementares exigidas pelo curso.

- Orientações sobre os estágios no curso: é nesse documento que você conhece os detalhes atualizados sobre a realização dos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios, além de outras informações sobre documentação e processos via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

- Planos de Ensino dos componentes curriculares: nessa página você terá acesso aos planos de ensino dos componentes curriculares oferecidos pelo ICB. 

 

DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES DO ICB E DA UFG

- RGCG: Regulamento Geral dos Cursos de Graduação: esse documento é muito importante para sua compreensão acerca do funcionamento do curso e das dinâmicas administrativas e pedagógicas da universidade. A leitura é fundamental!

- "Um zoom no RGCG": documento formado por slides com recortes principais sobre o RGCG. 

Calendário Acadêmico da UFG: é nesse documento que você pode conferir e se planejar diante das datas definidas pela universidade quanto aos semestres de aulas e períodos de recesso. 

- Programas e Projetos de apoio da UFG: ao acessar esse link você terá acesso aos programas e projetos desenvolvidos na UFG e podem lhe auxiliar na permanência no curso e qualificação de sua formação, como: Mobilidade Acadêmica - Projetos de Ensino - Monitoria - PET - PIBID - Residência Pedagógica - Prolicen - PEC-G e UFGInclui. 

- Acolhida UFG: nesse link você encontra diversas orientações fundamentais para o início de suas atividades na universidade, a saber: como elaborar o e-mail da UFG e seu funcionamento; como solicitar seu crachá; sistemas da UFG, como a Plataforma SIGAA, Moodle, SEI e outros aplicativos; orientações de matrícula e suas particularidades; alimentação; bolsas de apoio permanência e bolsas acadêmicas; moradia estudantil; estágios e muito mais. 

 

FIQUE LIGADO(A)

Abertura de Processo via Sistema Eletrônico de Informações

- Mapa e itinerário de ônibus UFG

- Servidores e estudantes da UFG já podem utilizar Microsoft Office 365

- Como se conectar à rede Wi-Fi Eduroam?

- Esquema explicativo dos horários da UFG

 

SAIBA MAIS SOBRE NOSSO CURSO

O ex-estudante Iury Kesley Marques de Oliveira Martins conta o que é ensinado no curso e onde os profissionais com essa formação podem atuar!

Atualmente, Iury é Mestre em Educação e Professor efetivo de biologia e ciências da Secretaria Estadual de Educação de Goiás.