ICON_ICB_art

Palestras no ICB

Dia 24/04/2015Integrando processos ecológicos e evolutivos entre escalas temporais e espaciais
Ministrante: Prof. Dr. Thiago Rangel (Professor Adjunto, Universidade Federal de Goiás)
Local: Auditório do ICB II (14 horas)

O professor Thiago Rangel é vinculado ao Departamento de Ecologia-ICB da Universidade Federal de Goiás, onde desenvolve pesquisas com os temas de padrões espaciais em riqueza de espécies, modelagem de distribuição de espécies, estatística espacial, métodos estatísticos computacionais e simulações computacionais. Também lidera e desenvolve projetos e produtos (softwares) dedicados à estatística espacial, análises filogenéticas e modelagem de distribuição de espécies.

Dia 29/04/2015 Organização de comunidades da escala local à regional
Ministrante: Dr. Marcos B. Carlucci
Local: Auditório do ICB II (14 horas)

O Doutor Marcos Carlucci obteve seu grau em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, atualmente, é bolsista de pós-doutorado PNPD-CAPES no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás (UFG). Seu trabalho busca como objetivo geral entender os processos que levam à estruturação de comunidades ecológicas e que regulam a biodiversidade, utilizando abordagens funcionais e filogenéticas, de escalas locais a regionais (por vezes, continentais).

Dia 06/05/2015When rivers run dry: challenges for freshwater ecology and management
Ministrante Dr. Thibault Datry
Local: Mini-Auditório do ICB IV (14 horas)

O Dr. Thibault Datry é pesquisador no National Research Institute of Science and Technology for Environment and Agriculture (IRSTEA), da França, e tem como principais interesses de pesquisa Ecologia de Comunidades, Ecologia de Riachos Temporários, Ecologia da interação entre água de superfície e água subterrânea, zona hiporreica (zona diretamente abaixo e ao longo do leito de um rio) e águas subterrâneas.