boa2

Professores e alunos do Instituto de Ciências Biológicas participam da Aula da Inquietação ministrada pelo Prof. Boaventura de Sousa Santos

No último dia 30/10, os acadêmicos matriculados na disciplina de Estágio Cuirricular Supervisionado II (Lic. Ciências Biológicas) acompanhados dos professores Rones Paranhos e Simone Sendin, participaram da aula da inquietação, realizada pela Universidade de Brasília (UNB) para dar início ao  semestre letivo.

A aula foi ministrada pelo Prof. Boaventura de Souza Santos (Universidade de Coimbra - Portugal) e foi abordado o tema Rebeldia Competente. De acordo com Boaventura, ser um rebelde competente frente aos cenários contextuais da atualidade, é não aceitar as soluções que são impostas e não reduzir a realidade ao que existe. Para isso, temos enfrentar algumas questões que estão ameaçando o mundo:

a) Consolidação da Estado para atender os grandes negócios e não aos interesses dos cidadão;

b) Desvalorização da democracia - é necessário democratizar a democracia;

c) Destruição da natureza;

d) Comercialização do conhecimento;

e) Criminalização dos protestos sociais;

f) Persistência da diferença colonial.

De acordo com os professores Rones Paranhos e Simone Sendin, a relevância da participação dos licenciandos em Ciências Biológicas nessa atividade, se dá pela inserção do Prof. Boaventura nas discussões que criticam a Ciência como um Paradigma Dominante.

Além disso, eles ressaltaram que proporcionar leituras e discussões críticas sobre ciência na formação inicial de professores ciências/biologia é uma forma de problematizar as visões deformadas e ingênuas sobre a ciência que, por sua vez, tem uma relação direta com o seu ensino.

boa3

boa4