Herbário I

INAUGURAÇÃO DO HERBÁRIO JOSÉ ÂNGELO RIZZO EM QUIRINÓPOLIS - GO

Os membros do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Quirinópolis, em parceria com os colaboradores da Usina Nova Fronteira Bioenergia inauguraram no dia 31 de maio de 2012 o Herbário José Ângelo Rizzo (HERBJAR). O nome dado ao herbário foi uma homenagem ao botânico e Professor Emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Dr. José Ângelo Rizzo, atualmente é diretor da Unidade de Conservação, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UFG), que abrange o Herbário, o qual permite a publicação da Flora do Estado de Goiás e Tocantins - Coleção Rizzo, a Reserva Biológica na Serra Dourada e o Bosque Saint – Hilaire.

A inauguração contou com a presença de representantes da Usina Nova Fronteira Bioenergia (Diretor Agrícola Paulo Francisco da Usina Boa Vista S/A, que no evento representou a diretoria do Grupo São Martinho; as responsáveis pelos Recursos Humanos do Grupo São Martinho Silvia Regina O. M. Cuaglio e Ive Caroline Pereira Zonfrile; a Assistente de Meio Ambiente da Usina Boa Vista S/A Jania Cabrelli Salles Prado; entre outros); do Coordenador de Geral de Pesquisa da UFG, Prof. Dr. João Carlos da Rocha Medrado, o qual, na solenidade, representou o Reitor da UFG e a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG; do Diretor do ICB Prof. Dr. Cirano José Ulhoa; da Coordenadora do Mestrado em Biodiversidade Vegetal, a professora Dra. Ina de Souza Nogueira; do professor homenageado, Prof. Dr. José Ângelo Rizzo; da Equipe do Herbário da UFG; do diretor da UEG, Unidade de Quirinópolis, prof. Dr. Gilberto Celestino dos Santos; do Presidente do Diretório Acadêmico da UEG, Unidade de Quirinópolis, Fábio Ferreira Silva; dos docentes, coordenadores de curso e adjuntos, e discentes da UEG, Unidade de Quirinópolis e de membros da comunidade local.

O Herbário foi construído com a parceria da Usina Nova Fronteira-Bioenergia e terá como curadora a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UEG, Unidade de Quirinópolis, professora Dra. Isa Lucia de Morais Resende. Foram doados pela Usina Nova Fronteira-Bioenergia R$ 192,43 mil sendo R$ 150 mil investidos na construção do prédio e o restante na compra de móveis e equipamentos para o Herbário.

O HERBJAR irá propiciar o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada em botânica, biologia, agricultura, medicina, farmácia e genética, entre outras áreas do conhecimento. O acervo será constituído por representantes da flora da Mesorregião do Sul Goiano entre outras regiões do Brasil.

Herbário I

Herbário II