Aluno de mestrado em Ecologia tem trabalho de iniciação científica (PIBIC/CNPq) publicado no periódico científico internacional Animal Conservation

O aluno de mestrado em Ecologia e Evolução, José Hidasi Neto, sob orientação do professor Marcus Vinicius Cianciaruso do Laboratório de Ecologia e Funcionamento de Comunidades, teve seu trabalho de iniciação científica (PIBIC/CNPq) publicado no periódico científico internacional Animal Conservation. Juntamente com o professor Jos Barlow, da Lancaster University, os pesquisadores analisaram os efeitos de queimadas naturais na diversidade de traços ecológicos de aves da Amazônia. Com isso, eles descobriram que apesar dessas queimadas serem potencialmente ruins para a composição das espécies estudadas, as comunidades de aves apresentam uma boa resiliência quanto ao modo como interagem com o ecossistema. Portanto, o funcionamento dessas comunidades é menos afetado negativamente pelas queimadas do que achava-se anteriormente.

A iniciação científica do aluno referente a essa pesquisa foi premiada em 2011 com o IX Prêmio de Melhor Iniciação Científica da UFG. Além disso, uma nota referente ao artigo foi publicada no website Planet Earth Online, da Natural Environment Research Concil do Reino Unido.

Clique aqui e leia a nota.

Fonte: ICB-UFG