noticia1303908065.jpg

Mestrado em Biodiversidade Vegetal

Resumo informativo PPG BIODIVERSIDADE VEGETAL

A Universidade Federal de Goiás esta implantando em 2011 o Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal. Este é um programa acadêmico, nível mestrado, vinculado à área de Ciências Biológicas I da CAPES. Este programa visa propiciar aos alunos subsídios para atuarem nas diferentes áreas da Botânica, conhecerem e buscarem estratégias para a preservação da biodiversidade vegetal com ênfase ao Cerrado. O curso irá oferecer disciplinas atualizadas que, juntamente com outras atividades propiciarão ao discente envolver-se e atuar na docência e em projetos de pesquisa. A proposta do programa está inserida em uma área de concentração Botânica, que considera os estudos realizados com organismos fotossintetizantes (plantas, algas e cianobactérias). Busca-se analisar a sistemática, dinâmica de populações, anatomia e fisiologia principalmente das comunidades vegetais do Cerrado, incluindo interação planta/micro-organismos e atividade biológica de produtos naturais de origem vegetal. Tal área apresenta três linhas de pesquisas:

Botânica Estrutural - Abrange a pesquisa sobre a morfologia (externa e interna), sistemática, florística, inventários de algas e cianobactérias, e fitossociologia.

Botânica Funcional - Compreende os estudos sobre o desenvolvimento e as estratégias adaptativas das plantas e de outros organismos fotossintetizantes do Cerrado.  Envolve também a reprodução de plantas (biologia e sistemas reprodutivos) e a diversidade funcional.

Interações Planta Micro-organismos e Aplicações - Inclui os estudos que abrangem as interações entre plantas e micro-organismos, e a atividade biológica dos metabólitos vegetais.

O programa em nível de Mestrado representa uma consolidação das atividades dos pesquisadores da área de Botânica da Universidade Federal de Goiás, que se qualificaram com vistas a formar e aperfeiçoar recursos humanos em Biodiversidade Vegetal (Botânica) para suprir os diversos campos de ação disponíveis preferencialmente nas Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil

O perfil do mestre em Biodiversidade Vegetal será de um profissional preparado para a atuação em diferentes áreas nas quais a Botânica for fundamental, principalmente no que tange ao inventário, conservação, preservação e ao uso racional dos recursos vegetais.

O processo seletivo ocorrerá para abertura de turma para o segundo semestre de 2011 fiquem atento a pagina do Instituto de Ciências Biológicas -  http://www.icb.ufg.br/

Professores do Programa e as áreas de atuação:

Botânica Estrutural

Núcleo Permanente

Aristônio Magalhães Teles (ICB - DBG)

Letícia Gonçalves (ICB - DBG)

Dalva Graciano Ribeiro (UnB)

Vera Lucia G. Klein (ICB - DBG)

Heleno Dias Ferreira (ICB - DBG)

Ina de Souza Nogueira Nogueira (ICB - DBG)

José Carlos Seraphin (IM)

Maria Helena Rezende(ICB - DBG)