Laboratório Integrado de Fisiopatologia Cardiovascular e Neurológica - LIFCaN

Atualizada em 11/11/21 13:36

lifcan

Os estudos realizados no LIFCaN buscam compreender os mecanismos fisiopatológicos de doenças neurológicas, cardiovasculares e metabólicas, dentre elas a epilepsia, a hipertensão e a diabetes. O LIFCaN é um agregado de laboratórios localizados no Instituto de Ciências Biológicas II (ICB II), sendo eles:

Laboratório de Biologia Molecular (sala 115)
Laboratório de órgãos isolados (sala 205)
Laboratório do sono (sala 102)
Laboratório de experimentação in vivo (sala 105)

Dra. Aline Priscila Passani

Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás - Departamento de Ciências Fisiológicas. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), Mestre em Ciências/Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2007), doutora em Ciências/Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Possui experiência na área de fisiologia, com ênfase em Neurologia e Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, morte súbita em epilepsia, estresse oxidativo, ciclo vigília-sono e apneia obstrutiva do sono.

Professora do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico Ciências Fisiológicas (PPGMCF) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB).

Morte súbita nas epilepsias;
Sono e epilepsia;
Epilepsia e estresse oxidativo.

E-mail: alinepansani@ufg.br

Dr. Carlos Henrique de Castro

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Lavras (1999). Mestre em Ciências Biológicas - área de concentração em Fisiologia (2004) e doutor em Ciências - área de concentração em Fisiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Doutorado sanduíche na University of Ottawa ? Canadá e Pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Associado na Universidade Federal de Goiás. Compõe o corpo docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ciências Biológicas e Multicêntrico em Ciências Fisiológicas. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Fisiologia Humana com ênfase em Fisiologia Cardiovascular. As principais linhas de pesquisas são: Papel do sistema Renina-angiotensina no controle da função cardiovascular, Ação do Eixo ECA2/Angiotensina-(1-7)/Receptor Mas no desenvolvimento do remodelamento cardíaco fisiológico e patológico; Circulação coronariana.

Professor do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico Ciências Fisiológicas (PPGMCF) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB).

Sistema Renina-Angiotensina
Fisiopatologia Cardiovascular
Hipertrofia Cardíaca

Dr. Diego Basile Colugnati

Professor Associado da Universidade Federal de Goiás, Departamento de Ciências Fisiológicas - ICB. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e mestrado pela Universidade de Mogi das Cruzes (2005). Tem doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, pela disciplina de neurologia experimental (2009). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia de Órgãos e Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Nervoso, Sistema Cardiovascular, Morte Súbita e Inesperada na Epilepsia.

Fisiopatologia Cardiovascular
Morte súbita nas epilepsias

E-mail: dcolugnati@ufg.br

Dra. Elizabeth Pereira Mendes

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Fisiologia Renal atuando nos seguintes temas: fisiologia renal, sistemas renina-angiotensina e calicreína-cinina.

Linhas de pesquisa que coordena:

Estudos farmacológicos de plantas medicinais;
Fisiopatologia renal.

E-mail: elizabeth_mendes2003@ufg.br