B anner_DEC_Blue

Mesa-redonda: docência e identidade profissional: o trabalho do professor em evidência

Von Rafael Moura.

Visando oportunizar aos discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas um espaço de diálogo acerca da constituição da profissão docente, ocorreu no dia 5 de setembro, no auditório do ICB/UFG, a mesa-redonda “Docência e identidade profissional: o trabalho do professor em evidência” com a Profa. Dra. Elianda Figueiredo Arantes Tiballi (PUC-GOIÁS), Profa. Dra. Miriam Fábia Alves (UFG) e mediação da Profa. Dra. Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, do Departamento de Educação em Ciências- UFG.  

A mesa-redonda oportunizou aos discentes a compreensão de aspectos fundamentais acerca da formação de professores, sobretudo a valorização da identidade docente. Em um movimento epistemológico a professora Elianda caminhou pelos horizontes do ser professor, afirmando a necessidade de três grandes elementos à atuação: compromisso político, concepção pedagógica e saber científico em um movimento teórico-prático.

Já a professora Miriam, reportando ao contexto educacional atual, reverberou a necessidade de militância no contexto do compromisso político com a profissão docente, respaldando uma formação em bases contra hegemônicas a lógica da escola conteudista. Assim, ser professor é um ato profissional, intencional e de relação entre as esferas contextuais da sociedade, a política e a didático-pedagógico, já que educar é um ato político.

Fig. 1

 

Fig. 2

 Abertura

 

Figura. 4

 Fala da Profa. Dra. Miriam Fábia Alves

 

Figura. 5

 

Fala da Profa. Dra. Elianda Figueiredo Arantes Tiballi

Figura. 6

Presentes no evento

 

Figura 7

 

Professores do Departamento em Educação em Ciências (DEC) e as professoras convidadas após o evento