PIBID
![]() |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à DocênciaInstituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de GoiásCiências Biológicas - Licenciatura |
As atividades (estudo e intervenção) realizadas pelo subprojeto objetivam a partir de um marco teórico (Abordagem da História e Filosofia da Ciências – HFC –; Pedagogia Histórico-Crítica – PHC –; Teoria Histórico-Cultural – THC –) e dos marcos das propostas curriculares proporcionar aos alunos(as) da licenciatura possibilidades do exercício da docência de modo a desenvolverem um ensino de biologia comprometido com o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem aos estudantes da educação básica leituras mais alargadas sobre a realidade que os cercam. Além disso, objetiva-se com o subprojeto estreitar as relações da universidade com as escolas da educação básica para possibilitar aos seus professores momentos de formação continuada pautada nas leituras dos marcos teóricos empregados pelo subprojeto; no desenvolvimento de novas estratégias de ensino-aprendizagem de biologia; bem como, oportunizar a esses professores a compreensão da BNCC e suas possibilidades de implementação nos contextos escolares. Os objetivos específicos da presente proposta são:
i) Proporcionar atividades de estudos que possibilitem aos sujeitos do PIBID (alunos da graduação, professores da educação básica e superior) a compreensão sobre a construção histórica dos conceitos científicos ligados às teorias fundantes biologia (Teoria Celular, Evolução, Equilíbrio, Herança e Ecossistemas) para que o para dialético conteúdo-forma não seja dicotomizado no processo de ensino-aprendizagem da biologia.
ii) Desenvolver atividades de estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para que os sujeitos do PIBID compreendam a proposta do documento para o ensino do conhecimento biológico na educação básica e avaliem as possibilidades de relações com a abordagem da HFC.
iii) Elaborar e desenvolver atividades que possibilitem aos acadêmicos(as) da licenciatura a compreensão sobre a realidade da escola campo para que as intervenções (ciclos de palestras/projetos/aulas/experimentos) a serem realizadas tenham como ponto de partida e chegada as especificidades da realidade social encontrados e analisados.
iv) Planejar e desenvolver atividades (ciclos de palestras/projetos/aulas/experimentos) para o ensino do conhecimento biológico na básica e modalidade EJA de modo a considerar a abordagem da história e filosofia da ciência; a pedagogia histórico-crítica e as propostas curriculares para o ensino de biologia.
v) Desenvolver análises sobre as intervenções realizadas nas escolas campo de modo a possibilitar aos sujeitos do PIBID a produção de textos/materiais paradidáticos e a divulgação dos resultados no formato de textos acadêmicos (resumos, trabalhos completos, relatos de experiência e artigos) em eventos da área e periódicos científicos.
1.1 - O PIBID Biologia da Universidade Federal de Goiás (UFG):
O PIBID-Biologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) é um programa que possui uma construção coletiva, ou seja, unindo os licenciandos, os formadores (Profa. Marilda Shuvartz) e o professor em exercício (Prof. João Batista), a fim de contribuir para articulação dos diferentes níveis da formação e profissionalização docente.
Propostas do projeto para o período 2011-2012:
- aproximação de 8 estudantes da Universidade Federal de Goiás com a realidade escolar, atuando diretamente na disciplina optativa Teia Viva no Ensino Médio da rede pública de ensino de Goiás;
- promoção da reflexão e discussão da docência em biologia bem como a formação inicial e continuada de professores, visando à superação da realidade atual por meio de reuniões e rodas de formação implementadas ao longo do desenvolvimento do subprojeto de Biologia;
- inserção na realidade do ensino noturno e discussões por meio de rodas de formação sobre aspectos concernentes à formação inicial e continuada do professor de biologia neste turno;
- realização de aulas de Biologia que tragam a possibilidade de uma aprendizagem significativa aos alunos da escola;
- publicação de artigos científicos em periódicos da área e a participação em eventos científicos;
- publicação de um livro sobre as ações da Disciplina Teia Viva;
- divulgação do PIBID, em reuniões e eventos promovidos pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) ou por outras instituições de ensino, como ação educativa meritória na complementação da formação dos licenciandos e suas práticas educativas na escola, intermediada tanto pelo professor formador como o professor de Biologia em exercício.
2 - Onde atuamos?
A atução da Equipe do PIBID atuação ocorre no Colégio Estadual Waldemar Mundim (CEWM) acompanhando e desenvolvendo as aulas da disciplina optativa Teia Viva e no Núcleo de Educação em Ciências e Meio Ambiente (NECIMA) na Universidade Federal de Goiás no ICB 4.
2.1 - O Colégio Estadual Waldemar Mundim surgiu da necessidade de atender um grande número de crianças existentes na comunidade. A escola foi construída em 1978 e inaugurada em 1979 pelo Governador Irapuã Costa Júnior e recebeu o nome de Escola Estadual de 1º Grau Waldemar Mundim, através da LEI Nº 8704 DE 5 DE OUTUBRO DE 1979, artigo 1º, publicada no Diário Oficial do Estado de Goiás no dia 12 de outubro de 1979. O nome da escola foi uma homenagem ao Sr. Waldemar Mundim e família, funcionário da UFG e muito dedicado na solução dos problemas do Conjunto Itatiaia, sendo peça atuante na criação e fundação do Colégio, junto à Secretaria de Educação. A escola é reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação, conforme a portaria Nº 5085/92 da Secretaria da Educação. Atualmente, funciona a Educação Básica: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Fonte: ICB-UFG