 
  
  UFG reforça ações preventivas contra incêndios
Com a chegada do período de seca, a UFG alerta sobre os riscos de incêndios florestais nos campi e arredores.
UFG orienta comunidade acadêmica sobre prevenção de incêndios durante o período de seca
Com a aproximação do período mais crítico de seca e estiagem, a Universidade Federal de Goiás (UFG) emitiu alerta à comunidade acadêmica sobre o aumento do risco de incêndios florestais. A Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH/UFG) reforça a importância da conscientização coletiva e do cumprimento de medidas preventivas para proteger os campi e as áreas próximas.
A instituição tem adotado ações como limpeza de áreas verdes, realização de aceiros e mobilização das brigadas de combate a incêndios da Escola de Agronomia, Escola de Veterinária e Zootecnia, Secretaria de Infraestrutura e SDH/UFG. Também foi elaborado um Plano de Prevenção e Combate contra Incêndios para o período.
Entre as orientações à comunidade acadêmica estão:
- 
Evitar descarte irregular de resíduos como vidro e bitucas de cigarro; 
- 
Não acender fogueiras em áreas não autorizadas; 
- 
Evitar práticas de risco, como queimadas agrícolas ou uso de fogareiros em áreas florestais; 
- 
Denunciar atividades suspeitas. 
Em caso de foco de incêndio, o contato deve ser feito imediatamente com a Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos da UFG, por meio do aplicativo MinhaUFG ou pelo telefone (62) 3521-2000.
A UFG reforça a necessidade da colaboração de toda a comunidade universitária para prevenção de queimadas e proteção do meio ambiente.
O conteúdo completo está disponível no Ofício Circular nº 2/2025/SDH/UFG.
Categorias: combate a incêndio Incêndio
 
    