FALECIMENTO JOSE CENTENO

Nota de Falecimento: Professor Alberto José Centeno

Von SARAH VITORIA MENDES GONCALVES.

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) comunica, com profundo pesar, o falecimento do Professor Alberto José Centeno, figura central na história do Instituto 

É com imenso pesar que o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) comunica o falecimento do Professor Alberto José Centeno, ocorrido recentemente.

O Professor Centeno foi uma figura central na história do ICB e da Universidade Federal de Goiás (UFG). Como um dos idealizadores e fundadores do Instituto, ele atuou como seu primeiro diretor entre os anos de 1971 e 1975. Durante sua gestão, foram criados os cursos de graduação em Ciências Biológicas nas modalidades bacharelado, médica (atual Biomedicina) e licenciatura, além de estabelecer as bases para as atividades de pesquisa no Instituto.

Pioneiro na área de Radiobiologia e Mutagênese em Goiás, o Professor Centeno fundou o Laboratório de Genética de Microrganismos e Radiobiologia, atual Laboratório de Radiobiologia e Mutagênese. Também foi o primeiro coordenador do Programa de Pós-graduação em Biologia da UFG, consolidando seu compromisso com a formação acadêmica de excelência.

Sua dedicação e contribuições à ciência e à educação foram reconhecidas em 2022, quando recebeu o título de Professor Emérito da UFG, em homenagem à sua trajetória exemplar.

Neste momento de dor, a direção do ICB expressa suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas. O velório será realizado no Cemitério Jardim das Palmeiras, com sepultamento marcado para as 17h.

O legado do Professor Alberto José Centeno permanecerá vivo na história do ICB, inspirando gerações futuras.