UFG aprova Calendário Acadêmico e Escolar para 2025

Por Gustavo Pedrino.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepec) da UFG aprovou o Calendário Acadêmico e Escolar de 2025, definindo as datas e eventos que nortearão o próximo ano letivo. O primeiro semestre terá início no dia 6 de março e se encerrará em 7 de julho, marcando o retorno das atividades acadêmicas totalmente ajustadas dentro de um único ano.

O documento, formalizado como Resolução nº 15/2024, detalha a organização dos semestres letivos, disciplinas sazonais (verão/inverno), semanas de planejamento e eventos institucionais. Israel Elias Trindade, pró-reitor de Graduação, destacou a relevância do calendário para o cotidiano acadêmico. “O texto foi amplamente discutido e ajustado para contemplar demandas importantes, como a inclusão de cursos a distância com pedagogia de alternância e a garantia de que a participação dos estudantes em eventos institucionais não resulte em faltas”, explicou.

O Calendário Acadêmico e Escolar da UFG para 2025 representa um marco importante na organização da universidade, trazendo clareza e previsibilidade às atividades acadêmicas e administrativas. A aprovação do documento pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepec) reflete o esforço coletivo para atender às demandas de uma comunidade acadêmica diversa e promover um ambiente educacional mais estruturado.

Principais pontos do calendário:

  1. Vigência do Primeiro Semestre

    • Início: 6 de março de 2025
    • Término: 7 de julho de 2025
  2. Disciplinas de verão/inverno

    • Prevê a oferta de matérias em períodos específicos, permitindo que os estudantes acelerem ou complementem suas formações.
  3. Semanas de planejamento

    • Espaços reservados para a organização das atividades pedagógicas e administrativas, promovendo integração entre os setores e melhorias no ensino.
  4. Eventos Institucionais

    • O calendário destaca a participação dos estudantes em eventos institucionais como parte integrante de sua formação, garantindo que não sejam penalizados por faltas nesses momentos.   

 

Inovação e Inclusão

Um aspecto significativo do novo calendário é a inclusão de diretrizes específicas para atender aos cursos ministrados a distância e que utilizam pedagogias de alternância. Isso demonstra a atenção da UFG em atender diferentes modalidades de ensino e alcançar maior equidade educacional.

A pró-reitoria também reforçou o compromisso com a Educação Básica, considerando as necessidades específicas desse público no calendário aprovado.

Reconhecimento Nacional

A reitora Angelita Pereira de Lima destacou que a UFG está à frente de muitas universidades brasileiras que ainda enfrentam desafios para adequar seus cronogramas anuais. A instituição, com a nova resolução, demonstra sua capacidade de planejar de maneira eficaz e atender às expectativas da comunidade acadêmica.

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