trabigor

Pesquisa orientada pelo Prof. Dr. Marcos José da Silva foi publicada no periódico FLORA e recebeu prêmio

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) comunica com imensa satisfação aos amantes da Botânica, em especial da área da Anatomia Vegetal, que o egresso Igor Soares dos Santos (Ciências Biológicas - Bacharelado) publicou um estudo no renomado periódico estrangeiro FLORA - “Comparative anatomy of the vegetative systems of eight Cyrtopodium R. Br. species (Orchidaceae, Epidendroideae) occurring in Central Brazilian savannas”. A revista científica possui uma das mais longas sequências ininterruptas, desde 1818, de publicação de estudos da área da Botânica. Além disso, o estudo foi premiado como a melhor pesquisa da área na “7a Edition of International Research Awards On Network Science and Graph Analytics”, evento que avalia a qualidade das publicações em diversos renomados periódicos estrangeiros.

O estudo executado com afinco, determinação e empenho pelo Igor, descreve comparativamente a anatomia dos órgãos vegetativos de oito espécies de Cyrtopodium e a correlaciona, em uma perspectiva morfológica, adaptativa e evolutiva com os ambientes em que as espécies ocorrem, além de descrever alguns tipos celulares novos ao gênero, o padrão de ceras foliares do mesmo e os peculiares sistemas radiculares do tipo "trash basket". A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Marcos José da Silva (Dpto. Botânica, ICB).

O Prof. Dr. Marcos José da Silva informa que se sente muito orgulhoso de ter orientado esta pesquisa; de ser orientador do Igor, grande responsável pela linda pesquisa; de ter contato com a colaboração da querida colega Profa. Dra. Gladys Flávia de Alburquerque Melo-de-Pinna (USP) e, sobretudo, de está assinando o seu nome também na área da Anatomia Vegetal, área pela qual o professor sempre teve apreço desde quando era estudante de doutorado.

Ainda de acordo com o Prof. Dr. Marcos José da Silva, ele se sente muito muito orgulhoso em ver a pesquisa desenvolvida por sua equipe sendo reconhecida internacionalmente; de exibir ao mundo as qualificadas pesquisas que fazemos nosso querido ICB e UFG; de potencializar esta última como uma qualificada instituição de pesquisa, dentre as melhores do país, e mais ainda por participar da lindíssima formação do estudante Igor Soares dos Santos como pesquisador. As honrarias a nós destinada pode ser constada nos links abaixo.

Link de acesso: https://authors.elsevier.com/a/1hunl1JWF1%7EeoF

DOI: https://doi.org/10.1016/j.flora.2023.152384