Ensino de Biologia para a EJA
Estudantes do curso de Ciências Biológicas – Lic. desenvolveram atividades de ensino em espaços museológicos da UFG para alunos da Educação de Jovens e Adultos
Atividades de ensino de ciências/biologia foram planejadas no contexto da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II (ECO II) no semestre letivo de 2022/2. De acordo com a Profa. Dra. Simone Sendin e o Prof. Dr. Rones Paranhos (Dpto. Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas – DEC/ICB) a disciplina foi planejada de modo a proporcionar aos/às professores/as em formação inicial o contato com dois temas pouco discutidos na graduação (Espaços não formais de ensino / Educação de Jovens e Adultos). Diante disso, os objetivos das atividades desenvolvidas no estágio foram: i) Problematizar a educação em ciências na relação com a educação de jovens e adultos para que os estudantes da licenciatura entendessem a EJA como campo de atuação profissional; ii) Discutir as possibilidades dos espaços não formais de ensino para que os alunos da licenciatura compreendessem esses espaços como possíveis objetos da sua futura prática profissional; iii) Elaborar e desenvolver atividades educacionais em espaços não formais de ensino.
Para tanto, foram estabelecidas parcerias com uma instituição da Educação Básica, o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA – Universitário) e com diferentes espaços museológicos da UFG, a saber: Museu de Morfologia – Arlindo Coelho de Souza (ICB/UFG); Pátio da Ciência (IF/UFG); Herbário da UFG (PRPI); Planetário da UFG (IESA/UFG).
Na avaliação da Profa. Dra. Simone Sendin e do Prof. Dr. Rones Paranhos o estágio proporcionou aos estudantes da licenciatura pensar atividades de ensino ciências/biologia para além do espaço “sala de aula”, considerando para isso, um público ainda negligenciado das propostas de formação de professores para a educação básica, ou seja, os jovens, adultos e idosos que constituem a modalidade da Educação de Jovens e Adultos.
As atividades de ensino foram planejadas e desenvolvidas por estagiários/as dos cursos integral e noturno e contemplaram os seguintes conteúdos/conceitos: i) Ciclo circadiano; Atmosfera terrestre (Planetário da UFG); ii) Homologia e analogia; Sustentação de vertebrados (Museu de Morfologia do ICB); iii) Organização dos seres vivos (Pátio da Ciência – IF/UFG); iv) Apomorfias das Angiospermas (Herbário UFG). Os relatos que seguem ilustram parte da experiência obtida pelos/as estudantes de Ciências Biológicas - Licenciatura:
“Minha experiência com esse estágio, foi muito boa apesar de cansativa, mas tive a oportunidade de dar a minha primeira aula como professor, mesmo que foi uma aula conjunta com minhas colegas de curso. Senti na pele a sensação de um profissional que está prestes a entrar no mercado de trabalho, fiquei muito nervoso, mas deu certo!”
“Levar algo novo para a maioria daquelas pessoas, os olhinhos brilhando, cada pergunta empolgada sobre o acervo ou sobre a temática da aula, cada “mas, professora…”, me fez acreditar que escolhi a profissão certa. Ali, vivi uma realização de um sonho. Um sonho que no Ensino Emergencial parecia tão distante.”
“Aqui, fazendo continuidade com o que vimos em ECO I, compreendemos o que Paulo Freire queria nos dizer quando citou “num país como o Brasil, manter a esperança viva é em si um ato revolucionário”, e essa referência resume o que vou levar da disciplina e do meu primeiro contato direto com a prática pedagógica. Ter levado os alunos da EJA a um espaço não-formal de ensino e ter dado uma aula, foi um ato revolucionário (tanto para nós, quanto para aqueles discentes)”
Museu de Morfologia – Instituto de Ciências Biológicas/UFG
Pátio da Ciência – Instituto de Física/UFG
![]() |
|||
Herbário UFG
![]() |
![]() |
Planetário UFG
Posturas pautadas na coletividade foram essenciais para o desenvolvimento das atividades do Estágio Curricular Obrigatório II. Diante disso, os professores e estagiários/as da disciplina expressam seus agradecimentos às seguintes pessoas e órgãos da UFG:
Profa. Carolina Fernanda Carneiro (Professora Supervisora de Estágio - CEEJA)
Profa. Dra. Vera Lúcia Gomes Klein (Diretora do Herbário UFG);
Ms. Danielle de Oliveira Diniz (Curadora do Herbário UFG);
Prof. Dr. Rafael Miloni Santucci (Diretor do Planetário UFG);
Prof. Dr. Marcus Carrião dos Santos (Coordenador do Pátio da Ciência);
Profa. Dra. Fabiana Ribeiro da Mata, Profa. Dra. Karina Simões e Prof. Dr. Edson Benetti (Equipe do Museu de Morfologia);
Profa. Sarah Siqueira de Oliveira, Prof. Dr. Welinton Ribamar Lopes (in memorian), Profa. Dra. Maria Nazaré Stevaux (Departamento de Ecologia – ICB);
Profa. Dra. Cristina da Costa Krewer Mascioli (Departamento de Histologia e Coordenadora do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura);
Diretoria de Logística da UFG;
Direção do Instituto de Física;
Direção do Instituto de Ciências Biológicas.
Todo esse trabalho coletivo, somado à proposta de formação de professores do ICB/UFG, imprimiu excelência nas atividades do Estágio Curricular Obrigatório II.