estagioECOII

Ensino de Biologia para a EJA

Estudantes do curso de Ciências Biológicas – Lic. desenvolveram atividades de ensino em espaços museológicos da UFG para alunos da Educação de Jovens e Adultos

Atividades de ensino de ciências/biologia foram planejadas no contexto da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II (ECO II) no semestre letivo de 2022/2. De acordo com a Profa. Dra. Simone Sendin e o Prof. Dr. Rones Paranhos (Dpto. Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas – DEC/ICB) a disciplina foi planejada de modo a proporcionar aos/às professores/as em formação inicial o contato com dois temas pouco discutidos na graduação (Espaços não formais de ensino / Educação de Jovens e Adultos). Diante disso, os objetivos das atividades desenvolvidas no estágio foram: i)  Problematizar a educação em ciências na relação com a educação de jovens e adultos para que os estudantes da licenciatura entendessem a EJA como campo de atuação profissional; ii) Discutir as possibilidades dos espaços não formais de ensino para que os alunos da licenciatura compreendessem esses espaços como possíveis objetos da sua futura prática profissional; iii) Elaborar e desenvolver atividades educacionais em espaços não formais de ensino.

Para tanto, foram estabelecidas parcerias com uma instituição da Educação Básica, o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA – Universitário) e com diferentes espaços museológicos da UFG, a saber: Museu de Morfologia – Arlindo Coelho de Souza (ICB/UFG); Pátio da Ciência (IF/UFG); Herbário da UFG (PRPI); Planetário da UFG (IESA/UFG).

Na avaliação da Profa. Dra. Simone Sendin e do Prof. Dr. Rones Paranhos o estágio proporcionou aos estudantes da licenciatura pensar atividades de ensino ciências/biologia para além do espaço “sala de aula”, considerando para isso, um público ainda negligenciado das propostas de formação de professores para a educação básica, ou seja, os jovens, adultos e idosos que constituem a modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

As atividades de ensino foram planejadas e desenvolvidas por estagiários/as dos cursos integral e noturno e contemplaram os seguintes conteúdos/conceitos: i) Ciclo circadiano; Atmosfera terrestre (Planetário da UFG); ii) Homologia e analogia; Sustentação de vertebrados (Museu de Morfologia do ICB); iii) Organização dos seres vivos (Pátio da Ciência – IF/UFG);  iv) Apomorfias das Angiospermas (Herbário UFG). Os relatos que seguem ilustram parte da experiência obtida pelos/as estudantes de Ciências Biológicas - Licenciatura:

“Minha experiência com esse estágio, foi muito boa apesar de cansativa, mas tive a oportunidade de dar a minha primeira aula como professor, mesmo que foi uma aula conjunta com minhas colegas de curso. Senti na pele a sensação de um profissional que está prestes a entrar no mercado de trabalho, fiquei muito nervoso, mas deu certo!”

“Levar algo novo para a maioria daquelas pessoas, os olhinhos brilhando, cada pergunta empolgada sobre o acervo ou sobre a temática da aula, cada “mas, professora…”, me fez acreditar que escolhi a profissão certa. Ali, vivi uma realização de um sonho. Um sonho que no Ensino Emergencial parecia tão distante.”

“Aqui, fazendo continuidade com o que vimos em ECO I, compreendemos o que Paulo Freire queria nos dizer quando citou “num país como o Brasil, manter a esperança viva é em si um ato revolucionário”, e essa referência resume o que vou levar da disciplina e do meu primeiro contato direto com a prática pedagógica. Ter levado os alunos da EJA a um espaço não-formal de ensino e ter dado uma aula, foi um ato revolucionário (tanto para nós, quanto para aqueles discentes)”

Museu de Morfologia – Instituto de Ciências Biológicas/UFG

FotoECO5 FotoECO7 FotoECO1 FotoECO9
FotoECO3 FotoECO11 FotoECO8 FotoECO10
FotoECO2 FotoECO12 FotoECO4 FotoECO13

Pátio da Ciência – Instituto de Física/UFG

FotoECO14 FotoECO18 FotoECO16 FotoECO15
FotoECO15 FotoECO17 FotoECO19 FotoECO20

Herbário UFG

FotoECO32 FotoECO31 FotoECO26 FotoECO27
FotoECO25 FotoECO30 FotoECO23 FotoECO24
FotoECO21 FotoECO22 FotoECO28 FotoECO29

Planetário UFG

FotoECO43 FotoECO35 FotoECO33 FotoECO37
FotoECO42 FotoECO36 FotoECO39 FotoECO32
FotoECO34 FotoECO40 FotoECO38 FotoECO41

Posturas pautadas na coletividade foram essenciais para o desenvolvimento das atividades do Estágio Curricular Obrigatório II. Diante disso, os professores e estagiários/as da disciplina expressam seus agradecimentos às seguintes pessoas e órgãos da UFG:

Profa. Carolina Fernanda Carneiro (Professora Supervisora de Estágio - CEEJA)

Profa. Dra. Vera Lúcia Gomes Klein (Diretora do Herbário UFG);

Ms. Danielle de Oliveira Diniz (Curadora do Herbário UFG);

Prof. Dr. Rafael Miloni Santucci (Diretor do Planetário UFG);

Prof. Dr. Marcus Carrião dos Santos (Coordenador do Pátio da Ciência);

Profa. Dra. Fabiana Ribeiro da Mata, Profa. Dra. Karina Simões e Prof. Dr. Edson Benetti (Equipe do Museu de Morfologia);

Profa. Sarah Siqueira de Oliveira, Prof. Dr. Welinton Ribamar Lopes (in memorian), Profa. Dra. Maria Nazaré Stevaux (Departamento de Ecologia – ICB);

Profa. Dra. Cristina da Costa Krewer Mascioli (Departamento de Histologia e Coordenadora do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura);

Diretoria de Logística da UFG;

Direção do Instituto de Física;

Direção do Instituto de Ciências Biológicas.

Todo esse trabalho coletivo, somado à proposta de formação de professores do ICB/UFG, imprimiu excelência nas atividades do Estágio Curricular Obrigatório II.