Abelhas polinizadoras_Thumb

Exposição 'Abelhas: polinizadoras do Cerrado'

A exposição intitulada Abelhas: polinizadoras do Cerrado faz parte do projeto de extensão da UFG intitulado: “O Cerrado e suas faces: Conscientização da comunidade sobre a importância da preservação ambiental por meio da arte”, na Faculdade de Farmácia do dia 23 de janeiro a 31 de maio de 2023.

Poster divulgação 2023 Faculdade de Farmácia

Abelhas: polinizadoras do Cerrado

As abelhas são animais invertebrados, pertencentes ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Hymenoptera e família Apidae. Existem espécies de abelhas que podem viver solitárias ou viver em sociedade. As abelhas são classificadas em abelhas com ferrão (ACF), como exemplo tem-se a Apis mellifera, e as abelhas sem ferrão (ASF), e, um exemplo é a Tetragonisca angustula (abelha Jataí). Outra diferença entre as abelhas com ferrão e sem ferrão é que o armazenamento de mel das ACF é em favos e das ASF são em potes de mel. Apesar de as ASF não apresentarem ferrão, elas possuem outras formas de defesa, com o objetivo de proteger suas colmeias, tais como: fazer um barulho forte com as asas, para assustar os predadores, mordiscar a pele ou enroscar no cabelo das pessoas, entrar na orelha dos animais. Além disso, existem também as abelhas solitárias. Apesar de serem menos conhecidas, elas representam a maioria das espécies de abelhas no mundo. Mas como o próprio nome indica, essas abelhas não constituem colmeias e cada abelha constrói o seu próprio ninho onde irá colocar os ovos.

A maioria das plantas não realiza a autofecundação, e para que haja a propagação da espécie, é necessário que ocorra a polinização, um processo fundamental para que ocorra a reprodução das plantas, e formação de frutos e sementes. As abelhas são responsáveis por 75% da polinização para a produção de alimentos. Para evitar a diminuição da produção de alimentos e desequilíbrio ambiental, é necessário que haja a proteção das abelhas, para que elas não entrem em processo de extinção.

A exposição de fotografias intitulada “Abelhas: polinizadoras do Cerrado” faz parte do projeto de extensão “O Cerrado e suas faces: Conscientização da comunidade sobre a importância da preservação ambiental por meio da arte”. Esta ação de extensão tem como objetivo auxiliar na conscientização da população acerca da importância de se preservar o Cerrado e suas abelhas. O processo de conscientização é trabalhado por meio de poesias e exposições fotográficas de abelhas com e sem ferrão, organização de suas colmeias, associação com as flores do Cerrado. Para tanto, as imagens e espécies foram fotografadas pela Profa. Dra. Tatiana de Sousa Fiuza (ICB/UFG), as abelhas e estruturas das colmeias identificadas pelo Prof. Dr. Pedro Vale de Azevedo Brito (ICB/UFG), as espécies botânicas pelo Prof. Heleno Dias Ferreira ICB/UFG). Esta exposição conta com poesias inspiradas nas imagens escritas pelo poeta Prof. Dr. Luiz Carlos Cunha (FF/UFG) e colaboradores da Faculdade de Farmácia da UFG Prof. Dra. Virgínia Farias Alves, Prof. Dr. José Realino de Paula, Prof. Dr. Edemilson Cardoso da Conceição, Bruna Ribeiro Miranda, Elgia Procópio Diniz, Harany Duarte Pereira Santos, Luiza Toubas Chaul, Pollyanna Bárbara Henrique, coordenador do projeto: Prof. Dr. Pierre Alexandre dos Santos