Árvores

Árvores do Campus Samambaia receberão placas de identificação

Mais de 100 árvores serão identificadas com placas, onde constarão o nome científico e QR Code para acessar mais informações sobre a espécie

 

Você já deve ter visto pelo Campus Samambaia algumas árvores com plaquinhas brancas com códigos presas a elas, como essas na imagem no final da matéria.
Arvore com identificação anterior Essas árvores com plaquinhas fazem parte do projeto de extensão intitulado “Que árvore é essa? conhecendo as árvores empregadas na arborização do Campus Samambaia da UFG” desenvolvido por docentes do Departamento de Botânica do ICB e coordenado pelo Prof. Dr. Aristônio Magalhães Teles. Segundo o Professor Aristônio, uma das dificuldades encontradas na execução do projeto é manter estas plaquinhas de identificação prévia, pois os macacos e curiosos acabam as arrancando.

 

A boa notícia é que a partir de fevereiro, 110 árvores receberão placas de identificação definitivas!
Placa Serão placas de acrílico presas no tronco das árvores por um sistema de espiral. Em cada placa constará o nome popular da espécie, o nome científico, o nome da família e também um QR-Code que remeterá para o site do Departamento de Botânica, sendo possível encontrar informações adicionais para cada espécie, tais como descrição dendrológica, fotografias, origem, distribuição geográfica, usos, polinizadores, dispersores e material testemunho.
Então, da próxima vez que você encontrar essas plaquinhas nas árvores, já saberá do que se trata e poderá aproveitar a ferramenta para conhecer um pouco mais das espécies que compõe a botânica do nosso campus.