rep

O ICB repudia os ataques à ciência e à pessoa do Prof. Thiago Rangel

Por Rones Paranhos.

Conselheiros(as) do Conselho Diretor do Instituto de Ciências Biológicas repudiam os ataques ao Prof. Dr. Thiago Rangel

Goiânia, 30 de junho de 2020

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás vem a público repudiar o conteúdo de postagens e mensagens caluniosas, ofensivas e ameaçadoras que estão sendo veiculadas em massa nas mídias sociais contra o Prof. Dr. Thiago Rangel. As publicações demonstram total desrespeito à pessoa e ao trabalho que o professor vem desempenhando com seriedade e dedicação, além de promover discurso de ódio e de desqualificação pessoal e profissional.

O Professor Thiago Rangel é Biólogo e Doutor em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Universidade de Connecticut (EUA, 2010). Tem vasta experiência nas áreas de biologia, ecologia, estatística e computação, com ênfase em estatística espacial, métodos estatísticos computacionais e simulações computacionais.  Seus estudos estão publicados em renomadas revistas científicas nacionais e internacionais, demonstrando a sua absoluta e inquestionável qualificação para conduzir os trabalhos de modelagem estatística relacionados ao controle da disseminação da Covid-19 no Estado de Goiás.

A comunidade acadêmica do ICB condena veementemente a disseminação de mensagens falsas e agressivas contra o Prof. Dr. Thiago Rangel. Juntamente com o referido docente, o ICB tem prestado vários serviços de apoio à sociedade durante esta triste e preocupante pandemia que causa a Covid-19, uma doença grave e que tem ocasionado a morte de milhares de pessoas em todo o mundo. O louvável trabalho do grupo de modelagem estatística, relacionado ao controle da disseminação da Covid-19, tem auxiliado, em caráter de orientação, as decisões do Governo do Estado de Goiás. Somada a esta ação, o ICB tem outro grupo de servidores docentes e técnico-administrativos, além de estudantes de graduação e pós-graduação, que trabalham todos os dias de forma voluntária no Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde (Laces), arriscando suas vidas e de suas famílias, para analisar amostras de pacientes provenientes de todo o Estado de Goiás, quanto à presença de material genético do novo coronavírus.  Dessa forma, a comunidade acadêmica do ICB tenta retribuir à sociedade o investimento realizado, pela disseminação e com o uso do conhecimento adquirido para auxiliar no combate a essa pandemia e preservar vidas.

Portanto, não nos calaremos mediante a disseminação de postagens que ferem a imagem e a honra desta instituição e de seus servidores ou estudantes. Ao desacreditar publicamente a imagem do Prof. Dr. Thiago Rangel e da UFG, as postagens e os seus disseminadores promovem prejuízo social sem precedentes, na medida em que semeiam dúvidas em relação a estudos científicos que podem e tem salvado vidas.

Trata-se de uma violência que atinge a sociedade e deve ser rechaçada. Acreditamos que autoridades competentes apurarão os fatos e adotarão as medidas judiciais cabíveis. Como colegas do Prof. Dr. Thiago Rangel esperamos justiça e verdade em um momento que a Ciência e os cientistas vêm sendo desacreditados e desqualificados em nosso país. Sem Ciência não há avanços. A Ciência tem salvado vidas em todo o mundo. Somos solidários ao Prof. Thiago e como Instituto damos total apoio ao trabalho de excelência conduzido pela equipe de especialistas à qual o professor faz parte.

 

Conselho Diretor do Instituto de Ciências Biológicas

Fonte: ICB UFG