Expansão Covid

Professores do ICB Constroem Modelo Regional para Projetar a Expansão da COVID-19 em Goiás

Atendendo a uma demanda do poder público, no final do mês de março de 2020, foi conformado um grupo de modelagem para a COVID-19, incluindo dois professores do Instituto de Ciências Biológicas (Dr. Thiago Rangel e Dr. José Alexandre Diniz-Filho) com experiência em modelagem, e uma professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Dra. Cristiana Toscano) com experiência em epidemiologia. Esse grupo implementou um modelo de simulação epidemiológico e se valendo de métodos matemáticos e computacionais, geram projeções temporais da expansão da COVID-19 para subsidiar a tomada de decisão em saúde considerando o atual cenário da pandemia da COVID-19 no Estado de Goiás.

A estrutura e metodologia dos modelos desenvolvidos, assim como parâmetros e premissas consideradas nas modelagens e os resultados das estimativas foram apresentados, discutidas e validadas pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública do Estado de Goiás (COE-COVID-19), e tornados públicos através de uma Nota Técnica disponível em http://estat.bio.br/covid.