Museu Comunitário de Ciências Morfológicas

Atualizada em 27/11/23 12:32

museu morfo
O Museu de Ciências Morfológicas Arlindo Coelho de Souza (MCM), do Departamento de Morfologia (DMORF), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi criado oficialmente em 2011 em homenagem ao Técnico do Laboratório de Anatomia Animal, Arlindo Coelho de Souza pela sua contribuição ao iniciar a preparação das primeiras peças anatômicas que hoje compõem a sua coleção. Assim o surgimento do seu acervo ocorreu a partir do trabalho e abnegação de professores e técnicos do DMORF/ICB que, desde 1975, dedicaram seu tempo a preparação e a dissecação de peças anatômicas humanas e animais utilizadas em várias ações de extensão realizadas pelo DMORF/ICB propiciando o contato da comunidade com o corpo humano e animal. Desta forma, desde a sua criação, tem recebido a comunidade geral e acadêmica, a maioria estudantes, interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o corpo humano e animal, contribuindo assim para a socialização do conhecimento científico.
Atualmente, o acervo do Museu Comunitário de Ciências Morfológicas Arlindo Coelho de Souza (MCM- ICB/UFG) foi ampliado e diversificado e possui várias peças anatômicas humanas e animais previamente fixadas, em paraformaldeído e/ou glicerina, e dissecadas para possibilitar a visualização de cada um dos sistemas do corpo humano e animal. Atuando também como uma ferramenta metodológica de aprendizagem sobre o corpo humano e animal, bem como na difusão e divulgação do conhecimento científico, ele é um convite a comunidade local e regional para visitar o ambiente da universidade propiciando um espaço de ensino não formal de aprendizagem, onde através da observação dos vários sistemas orgânicos, possibilita aos visitantes ampliar e reforçar os conhecimentos sobre a anatomia do corpo humano e animal, além de contribuir para a formação ética e moral dos visitantes.
Aberto a visitas semanais, o MCM-ICB/UFG tem recebido milhares de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas particulares e públicas, estudantes de graduação e de cursos técnicos oportunizando aos seus visitantes momentos de aprendizagem através da observação do acervo museológico disponível e sob a orientação de docentes e monitores de anatomia engajados no processo ensino aprendizagem e na socialização e divulgação do conhecimento científico.
Para visitar o Museu de Ciências Morfológicas (MCM-ICB/UFG) participe do projeto de extensão “Conhecendo a Anatomia do Corpo Humano e Animal” e agende sua visita no link:

Direção e Curadoria:

Dra. Fabiana Ribeiro da Mata

Coordenação Científica:

Dra. Karina Simões

Dr. Edson José Benetti

Dra. Carolina Ribeiro e Silva

Dra. Lucélia Gonçalves Vieira

Coordenação Técnica:

Gabriel Qualhato

Kleber Mirallia de Oliveira

Silvio Lemes de Carvalho