ICON_ICB_art_deep blue

Confira como foi o I Simpósio PIBID-Bio

O I Simpósio PIBID-Bio UFG, evento gratuito organizado pelos professores e alunos de graduação vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da CAPES) da área de Biologia da UFG (Goiânia), aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro de 2016, no Instituto de Ciências Biológicas – UFG, Campus Samambaia/Campus II em Goiânia/GO. O evento teve como objetivo discutir as políticas nacionais relacionados ao Programa, divulgar as atividades desenvolvidas pelo PIBIDBio do ICB/UFG, bem como trocar experiências com outros PIBID da área de Biologia e da área de Ciências da Natureza do estado de Goiás.

Em sua primeira edição, o I Simpósio PIBID-Bio proporcionou diversos momentos de discussão e interação entre os participantes, contando com mais de 110 inscritos de diferentes instituições – abrangendo a regional UFG/Jataí e o Instituto Federal Goiano de Urutaí.

No primeiro dia do evento, pela tarde, foram ofertadas oficinas gratuitas com temas relacionados ao desenvolvimento do profissional docente de Ciências, tais como “História e filosofia no ensino de Genética”, “Ensino de Ecologia e atividades práticas” e “Gênero, sexualidade e ensino de Ciências”.

Pela noite, os inscritos puderam participar da Cerimônia de Abertura, que incluiu diversas autoridades, dentre elas, o Diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, prof. Dr. Reginaldo Nassar Ferreira, a coordenadora institucional do PIBID/UFG, profa. Dra. Janice Pereira Lopes, o coordenador do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, prof. Dr. Edson José Benetti e a profa. Dra. Simone Sendin Moreira Guimarães - Coordenadora do PIBID Biologia UFG.

Após a cerimônia, os participantes assistiram à palestra: “O PIBID e a formação do professor de Ciências” - proferida pela professora e doutoranda Eliane Gonçalves Costa Anderi.

No último dia do evento, pela manhã, foi realizada uma mesa-redonda com o tema: “Experiências na formação de professores de Ciências a partir do PIBID”. Dentre os debatedores dessa mesa, estavam os coordenadores de área do PIBID na UFG - PIBID/Bio. - profa. Dra. Simone Sendin Moreira Guimarães e profa. supervisora Ludmylla Ferreira de Souza; o coordenador de área do PIBID/Física - prof. Dr. Luiz Gonzaga Roversi Genovese, a bolsista ID Kauara Kamila Souza Araújo e profa. supervisora Giovana Parizotto; a profa. Dra. Agustina Rosa Echeverría – coordenadora 2014-2015 PIBID Química e a coordenadora do PIBID Biologia /UFG Catalão, profa. Me. Karlla Vieira do Carmo.

Pela tarde, ocorreram as apresentações dos trabalhos submetidos pelos participantes, que possibilitaram a troca de experiências entre os integrantes dos diferentes subprojetos do PIBID, incluindo os de outras instituições e áreas, como, por exemplo, o PIBID/Bio do IFG/Ceres e o PIBID/Química da UFG/Goiânia.

Simpósio PIBID_Imagem 1

Simpósio PIBID_Imagem 2

15-9-2016 Abertura oficial do evento -  coordenadora institucional do PIBID – UFG à Profa. Dra. Janice Pereira Lopes; Prof. Dr. Reginaldo Nassar Ferreira à Diretor do ICB; Prof. Dr. Edson José Benetti - coordenador da licenciatura em Ciências Biológicas; Profa. Dra. Simone Sendin Moreira Guimarães - Coordenadora do PIBID Biologia UFG.

Simpósio PIBID_Imagem 3

15-9-2016 - Palestra de abertura – Me. Eliane Gonçalves Costa Anderi

Simpósio PIBID_Imagem 4

Mesa redonda 16-9 - Prof. Dr. Luiz Gonzaga Roversi Genovese – coordenador PIBID Física