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Mesa-redonda: docência e identidade profissional: o trabalho do professor em evidência

Visando oportunizar aos discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas um espaço de diálogo acerca da constituição da profissão docente, ocorreu no dia 5 de setembro, no auditório do ICB/UFG, a mesa-redonda “Docência e identidade profissional: o trabalho do professor em evidência” com a Profa. Dra. Elianda Figueiredo Arantes Tiballi (PUC-GOIÁS), Profa. Dra. Miriam Fábia Alves (UFG) e mediação da Profa. Dra. Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, do Departamento de Educação em Ciências- UFG.  

A mesa-redonda oportunizou aos discentes a compreensão de aspectos fundamentais acerca da formação de professores, sobretudo a valorização da identidade docente. Em um movimento epistemológico a professora Elianda caminhou pelos horizontes do ser professor, afirmando a necessidade de três grandes elementos à atuação: compromisso político, concepção pedagógica e saber científico em um movimento teórico-prático.

Já a professora Miriam, reportando ao contexto educacional atual, reverberou a necessidade de militância no contexto do compromisso político com a profissão docente, respaldando uma formação em bases contra hegemônicas a lógica da escola conteudista. Assim, ser professor é um ato profissional, intencional e de relação entre as esferas contextuais da sociedade, a política e a didático-pedagógico, já que educar é um ato político.

Fig. 1

 

Fig. 2

 Abertura

 

Figura. 4

 Fala da Profa. Dra. Miriam Fábia Alves

 

Figura. 5

 

Fala da Profa. Dra. Elianda Figueiredo Arantes Tiballi

Figura. 6

Presentes no evento

 

Figura 7

 

Professores do Departamento em Educação em Ciências (DEC) e as professoras convidadas após o evento