PIBID

1- O que é o PIBIB

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência – PIBID é uma política de formação de professores compromissada com a necessidade de intensificação dos processos de formação inicial e continuada.

 De acordo com o MEC o programa PIBID oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem a permanência nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do PIBID está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: Ciência e Matemática de quinta a oitava séries do Ensino Fundamental e Física, Química, Biologia e Matemática para o Ensino Médio.

Neste sentido, o PIBID insere os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.  (Subprojeto de Biologia 2011).

 

1.1 - O PIBID Biologia da Universidade Federal de Goiás (UFG):

 

O PIBID-Biologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) é um programa que possui uma construção coletiva, ou seja, unindo os licenciandos, os formadores (Profa. Marilda Shuvartz) e o professor em exercício (Prof. João Batista), a fim de contribuir para articulação dos diferentes níveis da formação e profissionalização docente.

Propostas do projeto para o período 2011-2012:

 

- aproximação de 8 estudantes da Universidade Federal de Goiás com a realidade escolar, atuando diretamente na disciplina optativa Teia Viva  no Ensino Médio da rede pública de ensino de Goiás;

- promoção da reflexão e discussão da docência em biologia bem como a formação inicial e continuada de professores, visando à superação da realidade atual por meio de reuniões e rodas de formação implementadas ao longo do desenvolvimento do subprojeto de Biologia;

- inserção na realidade do ensino noturno e discussões por meio de rodas de formação sobre aspectos concernentes à formação inicial e continuada do professor de biologia neste turno;

- realização de aulas de Biologia que tragam a possibilidade de uma aprendizagem significativa aos alunos da escola;

- publicação de artigos científicos em periódicos da área e a participação em eventos científicos;

- publicação de um livro sobre as ações da Disciplina Teia Viva;

- divulgação do PIBID, em reuniões e eventos promovidos pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) ou por outras instituições de ensino, como ação educativa meritória na complementação da formação dos licenciandos e suas práticas educativas na escola, intermediada tanto pelo professor formador como o professor de Biologia em exercício.

2 - Onde atuamos?

          A atução da Equipe do PIBID atuação ocorre no Colégio Estadual Waldemar Mundim (CEWM) acompanhando e desenvolvendo as aulas da disciplina optativa Teia Viva e no Núcleo de Educação em Ciências e Meio Ambiente (NECIMA) na Universidade Federal de Goiás no ICB 4. 

 2.1 - O Colégio Estadual Waldemar Mundim surgiu da necessidade de atender um grande número de crianças existentes na comunidade. A escola foi construída em 1978 e inaugurada em 1979 pelo Governador Irapuã Costa Júnior e recebeu o nome de Escola Estadual de 1º Grau Waldemar Mundim, através da LEI Nº 8704 DE 5 DE OUTUBRO DE 1979, artigo 1º, publicada no Diário Oficial do Estado de Goiás no dia 12 de outubro de 1979. O nome da escola foi uma homenagem ao Sr. Waldemar Mundim e família, funcionário da UFG e muito dedicado na solução dos problemas do Conjunto Itatiaia, sendo peça atuante na criação e fundação do Colégio, junto à Secretaria de Educação. A escola é reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação, conforme a portaria Nº 5085/92 da Secretaria da Educação. Atualmente, funciona a Educação Básica: Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

Fonte: ICB-UFG