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EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS PELO ICB

1 - ANATOMIA HUMANA E COMPARADA – Análise descritiva e comparativa da organização macroscópica e topográfica dos sistemas orgânicos do homem e considerações morfo-funcionais. Introdução ao estudo da anatomia. Métodos de estudo. Sistema esquelético. Junturas. Sistema Muscular, tegumentar, nervoso, endócrino, sensorial, circulatório, respiratório digestivo e renal.

2 - ANATOMIA PATOLÓGICA EXPERIMENTAL - Disciplina teórico-prática. consiste na programação de aulas teóricas e seminários sobre inflamação, infecção abcessos, osteomielites, meningites, pneumonias, tuberculoses, gastroenterites, micoses superficiais e profundas, hepatites e cirrose hepática, citomegalia e rubéola, sarampo, doença de chagas, toxoplamose, verminose, reoplasias e nefroses. Patologias experimentais provocadas em animais de laboratório para estudo sobre inflamação experimental, patologias degenerativas, patologias metabólicas e patologia neoplástica.

3 - BIOESTATÍSTICA - Visa capacitar o aluno da área de biológica a analisar quantitativamente os fenômenos biológicos, aplicando os conhecimentos adquiridos na área. Aborda Estatística Descritiva, incluindo testes de hipótese (paramétricas e não paramétricas);delineamento e montagem de experimentos com material biológico.

4 - BIOGEOGRAFIA - A repartição geográfica dos organismos e suas causas. Os meios de dispersão dos organismos. Área de distribuição geográfica. Os territórios faunísticos e florísticos. Os fatores do meio e sua influência na distribuição dos organismos. As comunidades biológicas. As grandes formações biológicas do globo. A intervenção do homem nos sistemas naturais.

5 - BIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS – Estudo das principais espécies de microorganismos dentro dos campos da bacteriologia, micologia e virologia, Estudo das Principais técnicas básicas de cultivo e identificação dos microorganismos.

6 - BIOQUÍMICA – Produtos naturais: glicídeos, lipídeos, protídeos. Ácidos necléicos e nucleoproteínas. Códico genético. Catálise biológica: enzimas, estudo geral. Digestão e absorção. Sucos digestivos, bile. Metabolismo intermediário. Fixação e liberação de energia de química. A cadeia respiratória. Química da respiração celular. Fotossíntese. Química e fuhção dos hormônios. Nutrição: alimentos fundamentais e vitaminas.

7 - BIOQUÍMICA CLÍNICA – O estudo da disciplina Bioquímica visa fornecer aos alunos condições para que, após concluir o curso , possam ralizar exames bioquímicos em líquidos corporais, tais como sangue, liquor, líquido sinovial, líquido pleural ascético, etc., bem como exame completo de urina. Visa, ainda, fornecer aos alunos variações normais e patológicas nas diversas enfermidades.

8 - BOTÂNICA ECONÔMICA – Esta disciplina visa fornecer conhecimentos dos recursos naturais da flora mundial e do brasil, abordando as principais plantas medicinais, tóxicas, têxteis, ornamentais e outras. Ao mesmo tempo, demonstrar que a alteração da cobertura vegetal representa um sério risco á Botânica Econômica.

9 - CITOGENÉTICA – Disciplina teórico-prática que visa ministrar os princípios básicos da Citogenética. Cromossomos. Meiose. Mitose. Cromática sexual . Aberrações cromossômicas. Citogenética e câncer. Cultura de tecidos e cariotipagem. Cromossomos e alterações físicas e mentais do homem. Cromossomos e reprodução humana.

10 - DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – Estudo dos métodos das ciências Biológicas. Objetivos e instrumentos de medidas. Planejamento, execução e avaliação de sessões de 1° e 2° graus.

11 - ECOLOGIA BÁSICA – Teoria básica de Ecologia: evolução dos mecanismos adaptativos nos animai; tópicos de Ecologia Aplicada; técnicas básicas de experimentação.

12 - ECOLOGIA EXPERIMENTAL – Métodos experimentais em Ecologia e os processos recentes na teoria ecológica.

13 - ECOLOGIA GERAL – Teoria básica de Ecologia: autoecologia de populações, comportamento social, coevolução de animais e plantas, nicho ecológico, comunidade e ecossistema. Experimentos que utilizam as técnicas básicas usadas em cada um desses campos. Ecologia dos cerrados. Alguns tópicos de Ecologia aplicada

14 - EDAFOLOGIA – A disciplina destina-se ao estudo do solo, relacionando-o com as plantas. Discutir a origem e formação dos solos, suas características e propriedades físicas, químicas e biológicas. Como terminalidade, visa a uma reflexão sobre a conservação dos solos e da água.

15 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA – O curso de Educação Brasileira pretende trabalhar com o aluno a prática educacional inserida na história da sociedade brasileira, desde a sua colonização até a atualidade, em suas múltiplas manifestações.

16 - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 1° E 2° GRAUS – O estado de execeção e seus efeitos na educação. A organização da educação formal e não formal. A reforma universitária e a dos ensinos de 1° e 2° graus. Medidas complementares das reformas do ensino. Os motivos sociais e a educação. A escola pública em Goiás. Perspectivas de organização do trabalho escolar.

17 - FARMACOLOGIA - Farmacologia geral. Farmacologia especial: sistema nervoso periférico e central, hormônios dos tecidos, sistema cardiovascular sistema endócrino, sistema renal e sistema digestivo. Antibióticos e qumioterápicos.

18 - FÍSICA E BIOFÍSICA – O programa tem por finalidade dar maior embasamento para se entender os fenômenos biológicos do ponto de vista físico. Estudar-se-á: energia e trabalho; termodinâmica; estrutura atômica da matéria; calorimetria; eletricidade; elasticidade; osmose; modelo mecânico de contração muscular; eletrofísiologia.

19 - FISIOLOGIA HUMANA E COMPARADA - Visa dar ao aluno aspectos fisiológicos correlacionados entre os vários phyla zoológicos e o homem, com ênfase à evolução dos mesmos em fisiologia celular, neurofisiologia, fisiologia cardiovascular, fisiologia do sangue, fisiologia respiratória, fisiologia renal, fisiologia digestiva, fisiologia endócrina e fisiologia da respiração.

20 - FISIOLOGIA VEGETAL - São abordados os seguintes temas: a água na planta; absorção e perda de água; déficit de água; absorção dos elementos minerais; nutrição orgânica; movimentos dos nutrientes orgânicos; crescimento e desenvolvimento.

21 - GENÉTICA – Visa dar uma formação aos alunos sobre mecanismo da herança biológica, estrutura e função dos genes e dinâmica dos genes na população.

22 - GENÉTICA DE POPULAÇÃO E EVOLUÇÃO – Fatores evolutivos e a estrutura genética das populações. A evolução sob o ponto de vista sistêmico enolístico. Evidências paleontológicas e cosmológicas. Processos de evolução orgânica. Genética do processo evolutivo.

23 - GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA - Intemperismo. Águas continentais do subsolo e da superfície. Ação geológica do vento e do gelo. Ação geológica do mar. Atividades geológicas dos organismos. Tectonismos. Tempo geológico. Ambientes antigos de sedimentação. A paleontologia e as ciências afins. Fossilização e categoria dos fósseis. Microplaleontologia. Paleontologia dos diversos phyla e de invertebrados. Paleontologia dos vertebrados. Distribuição e importância estratigráfica. Os assuntos correlatos.

24 - HEMATOLOGIA CLÍNICA LABORATORIAL – Sangue – generalidades. Hemoglobina – imunohematologia, doenças do colágeno. Coagulação sanguínea. Hematopoese. Patologia do eritron.

25 - HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA – HISTOGIA E EMBRIOLOGIA – Introdução ao estudo da Histologia. Sangue. Hemocitopoese. Tecido conjuntivo, epitelial e conjuntivo especial. Tecido muscular, nervoso, linfático. Sistema circulatório, digestivo, respiratório, urinário e endócrino. Sistema reprodutor masculino e feminino. Glândulas enexas do sistema digestivo. Pele e anexos.

26 - IMUNOLOGIA – Relação parasito – hospedeiro. Imunidade e seus mecanismos. Infecção e resistência. Antígenos e anticorpos. Toxinas, antitoxinas, pricipitinas e aglutininas. Fenômenos de hipersensibilidade, alergia e anafilaxia. imunofluorescência. Reação de aglutinação. Precipitação e fixação de complemento. Micologia.

27 - MATEMÁTICA – Funções gráficas e curvas. limites. Derivadas. Integral definida e indefinida. Seno. Co-Seno. Teorema do valor médio. Aplicações de todos os tópicos em fenômenos biológicos.

28 - MICROBIOLOBIA MÉDIA – Morfologia, citologia, classificação respiração, nutrição e reprodução das bactérias. Antibióticos e quimioterápicos. Esterilização e desinfecção. Meios de Cultura. Provas bioquímicas. Provas de patogenicidade das bactérias mais comuns. Noções sobre vírus.

29 - MINERALOGIA E PETROGRAFIA – Mineralogia: conceitos e ciências correlatas. Cristalografia e cristaloquímica. Mineralogia física. Mineralogia descritiva dos silicatos e não-silicatos. Classificação genética das rochas. Conceitos e caracterização: rochas igneas, rochas metemórficas, rochas sementares.

30 - MORFOLOGIA VEGETAL – Esta disciplina tem a finalidade de fornecer conhecimentos ligados à microtécnica e citologia. Histologia da raiz, caule e folha. Organização floral. Frutos. Unidades de dispersão.

31 - PARASITOLOGIA MÉDIA - Conhecimento morfológico, noções de taxonomia, diagnóstico parasitológico dos protozoários de maior interesse e sua importância nosológica do País. Estudo biomorfológico e taxonomia dos artrópodes e helmintos de maior importância médica. Noções de epidemiologia, profilaxia e saneamento das moléstias transmitidas por artrópodes.

32 - PATOLOGIA GERAL - Estudo teórico e prático (microscópico) sobre processos degenerativos. transtornos circulatórios, reação inflamatória e cura, bem como processos neoplásticos benignos e malignos.

33 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Aprendizagem: definição e suas implicações. Concepções behaviorista e cognitiva. Motivação e percepção. Retenção e transferência. Aprendizagem na escola brasileira. O modelo comportamental aplicado ao ensino. A psicologia de campo cognitivo e a aprendizagem. Ponto de vista humanístico.

34 - QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA – Reações químicas, oxi-redução, equivalentes químicos. Conceito e importância da química orgânica. Compostos orgânicos naturais. Síntese total e parcial. Azo e diazo compostos. Corantes e substâncias coradas. Compostos heterocíclicos. Cromatografia. Éteres e lípides. Aminoácidos e proteínas. Glicídios.

35 - RADIOBIOLOGIA E RADIOSÓTOPOS - Física e química das radiações. Técnicas de medidas da radioatividade radiobiológica e fotobiológica. Ação das radiações nos organismos vivos. Restaurações celulares. Noções de radiomunoensaio. Higiene das radiações. Proteção. Aplicações das radiações e dos radioisótopos nas Ciências Biológicas.

36 - SISTEMÁTICA VEGETAL – A disciplina tem por finalidade fornecer conhecimentos ligados às regras e nomenclatura da classificação vegetal, englobando os seguintes grupos: bactérias, mixomicetos, algas, fungos, briófitas, pteridófitas e espermatófitas. Destaque das famílias de maior importância. Coleta e preparo de material para o herbário.

37 - ZOOLOGIA I – Disciplina teórico-prática. Estudo da morfologia, biologia, evolução e taxonomia dos seguintes filos: protozoa, poríferos, coelenterata, platyhelminthes, aschelminthes, ctenophora. entoprocta, bryozoa, brachiopoda, mollusca, annelida, echiuroidea, sipunculoidea, echinodermata e arthropoda.

38 - ZOOLOGIA II – Disciplina teórico-prática que visa ao estudo da morfologia, biologia, taxonomia, evolução e importância dos hemichordata e chordata.

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