noticia1321406223_ORIG.jpg

ENCONTRO DE BIOÉTICA: a pesquisa em debate

Nos dias 02 e 03 de dezembro o Instituto de Ciências Biológicas realizará um encontro para discutir a bioética nas pesquisas

ENCONTRO DE BIOÉTICA: a pesquisa em debate

O Programa de Educação Tutorial da Biologia da Universidade Federal de Goiás (PET-BIO/UFG) realizará nos dia 02 e 03 de dezembro, o Encontro de Bioética da UFG: a pesquisa em debate.

O evento ocorrerá no Instituto de Ciências Biológicas e tem como objetivos: promover a reflexão sobre o respeito à vida, humana e não humana, em suas várias dimensões, e contribuir no processo de formação dos acadêmicos, cidadãos que atuarão em uma sociedade democrática. A temática do primeiro encontro envolverá a pesquisa com humanos, animais e plantas, bem como a propriedade intelectual, comitês de ética em pesquisa e a co-responsabilidade dos membros das equipes profissionais.

Data: 02 e 03 de dezembro de 2011.
Local: Instituto de Ciências Biológicas  da Universidade Federal de Goiás,  Campus II.
Público alvo: estudantes, tutores PET, docentes, técnico-administrativos e comunidade.
Inscrições: R$10,00 na secretaria do ICB a partir do dia 21 de novembro.

02 de dezembro

17:00h - entrega do material

18:00h - Abertura (prof. Edward Madureira Brasil – a confirmar)

18:15h  19:45h  - Ética, moral, valores e bioética (prof. Mauro Machado do Prado - Faculdade de Odontologia/UFG).

20:00h - 21:30h -  Propriedade intelectual e questões éticas (prof. Augusto Paranhos Junior - UNIFESP).

Apresentação cultural e coquetel.

03 de dezembro

08:00h - 08:40h - Bioética: histórico (prof. Vardeli Alves de Moraes - Faculdade de Medicina/UFG).

08:50h - 10:30h  - Mesa-redonda: Bioética na UFG: pesquisa com humanos (Marcelo Medeiros - Faculdade de Enfermagem/UFG) e animais (Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera - Instituto de Ciências Biológicas/UFG).

10:30h - 10:45h -  intervalo

10:45  - 12: 15h -  Mesa-redonda: Atuação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) (prof.  Flávio Rocha Lima Paranhos - Faculdade de Medicina/PUC-GO) e Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUA) (profa. Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera - Instituto de Ciências Biológicas/UFG): finalidades, importância, funcionamento.

12: 15h - 14:00h  intervalo para almoço.

14:00h -  15:30h - Ética e pesquisa na graduação (profa. Estelamaris Monego - FANUT/UFG ).

15:30h - 16:30h - Mesa redonda: Bioética na UFG: pesquisa com plantas (prof. Marcos José da Silva - Instituto de Ciências Biológicas/UFG) e com animais invertebrados (prof. Rodrigo Damasco Daud - Instituto de Ciências Biológicas/UFG).

16:30h - 16:45h -  intervalo cultural

16:45h - 17:00h - encerramento (profa. Renata Mazaro e Costa).

17:00h - 18:00h - entrega de certificados.

Fonte: ICB-UFG