noticia1314890686.jpg

Dia do Biólogo

03 de setembro é comemorada a regulamentação da profissão de Biólogo

A profissão de Biólogo no próximo dia 03 completará 32 anos de regulamentação no Brasil. Frente à sua regulamentação, via a Lei nº 6.684 de 03 de setembro de 1979, convencionou-se nesse dia, comemorar o dia do Biólogo. O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás não poderia deixar passar em branco essa data, pois desde a década de 1960, contribui com a formação desse profissional oferecendo as habilitações bacharelado e licenciatura.

Além de comemorarmos a regulamentação da profissão, também é o momento de pensarmos como se procedeu a trajetória dessa profissão, quais foram os avanços alcançados e suas contribuições para o desenvolvimento cientifico, tecnológico e educacional do nosso país. De acordo com a Bióloga e Docente do Instituto de Ciências Biológicas – UFG, Profa. Dra. Simone M. T. Sabóia-Morais,

“ a biologia é uma área ampla e que está em  sua hora e vez. No século passado foi a vez da matéria inanimada, onde o homem aprendeu a dominar elétrons, a retirar do solo componentes e utilizá-lo com eficácia para produção de energia. Atualmente, o desafio é o domínio da matéria animada. Não é? Por isso, a regulamentação profissional foi de fundamental importância para que conquistássemos espaço e determinássemos nosso campo de atuação, o qual é amplo e permite ao profissional da biologia atuar nas mais diferentes áreas, abrangendo uma série de especialidades modernas e que colaborarão para definir tratamentos clínicos, atividades de saúde ambiental, educacional entre outras, que têm grande impacto transformador sob os pontos de vista: político, educacional, econômico e social. Nosso desafio é saber realizar formação de recursos humanos capazes de entender seu papel profissional com capacidade de intervir na realidade posta e promover crescimento individual e coletivo.”

Parabéns a todos os Biólogos do Instituto de Ciências Biológicas da UFG que dão suas contribuições a partir das pesquisas realizadas e com a formação dos futuros profissionais dessa área.

Prof. Dr. Cirano José Olhoa

Diretor do Instituto de Ciências Biológicas - UFG