noticia8296.JPG

Seminário de inserção na Pós-Graduação

Programação
Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás_____________________

ICB INFORMES

_______________________________ visite a página do ICB no endereço: www.icb.ufg.br

SEMINÁRIO DE INSERÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO

DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2008

LOCAL: SALA DE DEFESA DA PÓS – ICB IV

8:00 h - CAPES: Avaliação e Percepção Institucional

JOSE ALEXANDRE FELIZOLA DINIZ FILHO (DBG/ICB - CNPq 1A, sub-coordenador da área de Ecologia na CAPES)
Apresentar a CAPES como principal agência governamental de fomento e avaliação da pós-graduação no Brasil, seu histórico e as tendências atuais; estrutura organizacional (diretorias), comitês, critérios de avaliação dos comitês (cursos novos e avaliação) de interesse, sistema Qualis.

9:00 h - Diagnose do Perfil de Pesquisa e Pós-Graduação dos Docentes do ICB

ROGÉRIO PEREIRA BASTOS (CNPq 2)
Realizar e apresentar o perfil dos docentes em termos de produção científica, áreas de atuação e experiência de orientação na graduação e pós-graduação, em um contexto cienciométrico.

10:15 h - Produção Científica

PROF. Dr. LUIS MAURICIO BINI (CNPq 1C; editor Hydrobiologia; coord. Disciplina DPCA/PPGEE/ICB)
Discutir as principais fases e etapas para a produção do conhecimento científico (obtenção e análise de dados, redação científica e aspectos editoriais) e discutir quais os principais problemas existentes no ICB e quais as estratégias para ampliar essa produção.

14:00 h - Programas do ICB
Apresentar o histórico da PG no ICB e apresentar as características atuais dos dois programas em termos de linhas de pesquisa, disciplinas, número de docentes, inserção no ICB, produção científica, avaliação pela CAPES, perspectivas.
a.      Ecologia & Evolução
Prof. Dr. Paulo DeMarco Jr (CNPq 1D, Coordenador do Programa)
b.     Biologia Celular e Molecular
Prof. Dr. Cirano J. Ulhôa (CNPq 1D, Coordenador do Programa)