prof

Dia do(a) Professor(a)

Que aspectos da realidade nos colocam para pensar sobre a nossa profissão em diferentes contextos (educação básica e superior)? 

Prezados(as) Professores(as) e Servidores(as) Técnico-Administrativos do ICB,

 

A Diretoria do Instituto de Ciências Biológicas saúda os(as) professores(as) que exercem suas atividades profissionais tendo em vista o fortalecimento da formação fornecida aos discentes (graduação e pós-graduação) em nossa unidade acadêmica.

Dias como os de hoje podem ser entendidos como festivos, mas é necessário marcar também a construção de pautas e práticas que venham de encontro aos processos de erosão pelos quais a nossa profissão vem passando, seja na educação básica e/ou superior.

Cabe salientar que o ICB é responsável pela formação de profissionais docentes para a educação básica, portanto, não pode se desvencilhar de uma análise crítica sobre o cenário no qual os(as) nossos(as) futuros(as) professores(as) de biologia estarão inseridos(as).

O cenário político para a eleição do presidente do Brasil pede de nós um olhar mais cauteloso para que tomemos a consciência de qual é o lugar e o papel da nossa profissão no contexto das propostas de governo dos candidatos à presidência do nosso país. Para isso, é necessário ter em mente a demanda da autonomia intelectual para o exercício da nossa profissão.

Parabéns a todos(as) os colegas de profissão e aos futuros(as) professores(as) que formamos em nossos cursos.

Fonte: ICB-UFG