Prof. Ze Alexandre

Professor José Alexandre (ICB-UFG) recebe Medalha Nacional do Mérito Científico

José Alexandre Felizola Diniz Filho vai receber a mais importante condecoração oferecida a quem se dedica ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil

O Professor José Alexandre Felizola Diniz Filho, do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG), vai receber a Medalha Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador. A honraria é a mais importante condecoração oferecida a quem se dedica ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil.

A Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC) foi instituída pelo Decreto nº 772/1993 e possui duas classes: comendador e grã-cruz. Já a Medalha Nacional do Mérito Científico é destinada a pessoas jurídicas para premiar serviço ou trabalho de relevância na área.

Os indicados podem ser sugeridos pelos membros do Conselho da Ordem, pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e por qualquer autoridade ligada à área de ciência, tecnologia e inovação. O Conselho da Ordem, formado pelos ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – que o preside na qualidade de Chanceler da Ordem –; das Relações Exteriores; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e da Educação, resolveu que serão admitidos até 40 agraciados em cada classe da Ordem e concedidas igual número de medalhas.

O mérito das indicações é analisado por uma comissão técnica composta por representantes do MCTIC, ABC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O parecer do colegiado será submetido ao Conselho da Ordem, que, por sua vez, encaminhará as sugestões ao presidente da República, responsável pela concessão das insígnias.

José Alexandre Felizola Diniz Filho

José Alexandre Felizola Diniz Filho  possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Desde 1994 é professor da Universidade Federal de Goiás (professor titular desde 1996) e entre 2014 e 2016 foi Pró-Reitor de Pós-Graduação desta universidade.

Foi membro de diversos comitês da CAPES e coordenador adjunto da área de Ecologia & Meio Ambiente entre 2009 e 2011. É bolsista de produtividade em pesquisa nivel 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e desde 2005 é membro da Linnean Society, London (FLS). Em 2014 passou a ser membro da Academia Brasileira de Ciências.

Tem experiência na área de Ecologia e Biologia Evolutiva, com ênfase em Macroecologia, Genética e Ecologia Geográfica e Métodos Filogenéticos Comparativos. Foi editor associado de vários periódicos, incluindo um dos editores principais do periódico "Global Ecology & Biogeography" (Blackwell Inc.), além de ex-editor da "Ecography" (2010-2014), "Journal of Biogeography" (2005), "Insect Conservation and Diversity" (2010-2012) e "Revista Chilena de Historia Natural (2012-2013). Foi editor-chefe da "Natureza & Conservação", da ABECO, entre 2010 e 2012, sendo atualmente membro do seu corpo editorial.

Pró-reitor de Pós-Graduação José Alexandre explica como funcionaria o novo sistema

Medalha Nacional do Mérito Científico José Alexandre UFG

Fonte: UFG / MCTIC